Acupuntura: aliada no tratamento do câncer
A #acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Reconhecida como especialidade médica, utiliza a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, chamados meridianos. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), essa terapia pode trazer alívio dos efeitos colaterais e diminuir o estresse de pacientes que passam por tratamento de câncer.
Um dos maiores benefícios da acupuntura para quem passa por um tratamento tão difícil é a diminuição da dor. De acordo com dados do Inca, 70% dos pacientes em tratamento de câncer têm a dor como sintoma, o que leva ao uso constante de analgésicos. Assim, a acupuntura ajuda no pós-operatório ou após os tratamentos de radio e quimioterapia. Além disso, reduz fadiga, náuseas, vômitos, ansiedade, estresse e distúrbios do sono.
Mais disposição
Muitos pacientes perguntam se é seguro fazer a acupuntura durante o tratamento de câncer. Sim, desde que feita com um profissional qualificado, a acupuntura não apenas alivia as dores e desconfortos, como deixa o paciente mais disposto para enfrentar o tratamento.
Nos Estados Unidos, entidades que tratam do câncer – como a Society for Clinical Oncology e a National Comprehensive Cancer Network – incentivam a prática da acupuntura e de outros tipos de terapias não farmacológicas para controlar a dor.
Esse alívio é fundamental, pois um paciente desmotivado e que sente muita dor, terá dificuldade para lutar contra o câncer. Assim, a acupuntura ajuda no bem-estar geral do paciente, melhorando o ânimo, a disposição, a imunidade e tudo isso aumenta a vontade de viver, fundamental para um tratamento bem-sucedido.
Estudos confirmam redução da dor com acupuntura
Um grupo de cientistas de diversas nacionalidades (chineses, americanos e australianos) conduziram um estudo, que foi publicado no jornal JAMA Oncology. Por meio de ensaios clínicos, os pesquisadores confirmaram que pacientes submetidos a acupuntura durante o tratamento de câncer relataram redução da dor.
Em uma escala que vai de zero (nenhum desconforto) a dez (dor severa), a acupuntura levou a uma queda de 1,38 ponto. Se combinada com tratamentos convencionais e sessões de acupressão (um tipo de acupuntura feita com os dedos), a melhora foi de 1,44 ponto, em relação ao uso apenas dos remédios. Isso significa uma redução de cerca de 15% na sensação dolorosa.