Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
Alimentação pode prevenir o câncer colorretal, conclui estudo

Alimentação pode prevenir o câncer colorretal, conclui estudo

Já passamos da metade do “Março Azul Marinho” e mais novidades chegaram para reforçar a campanha de prevenção do câncer colorretal. Só em 2020, de acordo com INCA, foram 40.990 pessoas diagnosticadas com essa doença. 

Um estudo de revisão, feito pela American Institute for Cancer Research (AICR), mostrou evidências conclusivas de que uma alimentação saudável está diretamente ligada à prevenção do câncer colorretal.

O artigo publicado no periódico JAMA Network Open avaliou que alimentos integrais ricos em fibras, laticínios magros e suplementos de cálcio ajudam a reduzir o risco de incidência para esse tipo de tumor. O relatório demonstra que ingerir 90 gramas por dia de fibras já seria suficiente para reduzir em 17% as chances de desenvolver câncer colorretal. 

O inverso também foi observado. Comer grandes porções de carne vermelha ou processada e mais de três doses diárias de álcool, eleva as chances de ter câncer de intestino. Esse estilo de dieta também traz reflexos negativos para a saúde, de maneira geral. 

Em pesquisa anterior, ficou comprovado que 38% dos tumores de intestino tinham relação com a má alimentação. E isso se estende para outros tipos de câncer como o de endométrio, câncer de mama pós-menopausa, de rim, estômago, fígado, pâncreas e esôfago, que aumentam em até 26% com uma alimentação ruim.

No entanto, segundo os pesquisadores, é preciso continuar os estudos nessa linha, pois ainda falta confirmar a relação entre o câncer colorretal e outros grupos alimentares. Os autores querem compreender os demais padrões de consumo.

Recomendações

Os pesquisadores recomendaram a adesão à chamada Dieta Mediterrânea, em que se privilegia o consumo de vegetais e pouca carne vermelha, optando sempre pela proteína branca proveniente dos peixes, além, é claro, de incluir gorduras boas, cereais integrais e leite não fermentado no dia a dia. E, nos casos necessários, introduzir a suplementação de cálcio.

Vida saudável

Por isso, sempre indico aos meus pacientes que procurem manter hábitos de vida saudáveis. Inclusive, tenho uma parceria com a nutricionista Karina Nunes, da qual já falei em algumas publicações. Aqui no consultório, trabalhamos de forma integrada para que o paciente tenha um atendimento multidisciplinar e personalizado. Afinal, o cuidado com a saúde começa com uma boa alimentação. Seu intestino precisa estar bem nutrido, pois ele é responsável pela nossa imunidade e equilíbrio corporal como um todo. 

Outro aspecto  ressaltado nesse trabalho tem a ver com a prática da atividade física , que está intimamente relacionada à prevenção primária do câncer. O exercício físico deve fazer parte da nossa vida!

Então, cuide-se e até semana que vem!