Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
Bactérias do intestino podem ser causa de asma e alergias

Bactérias do intestino podem ser causa de asma e alergias

Você sabia que asma e alergia têm relação com o intestino? As bactérias e outros micro-organismos que habitam nosso intestino têm a função de manter a integridade das mucosas e ajudar a controlar as bactérias nocivas à saúde.  Nos últimos anos, muitos estudos científicos têm investigado as relações entre microbiota intestinal (população de micro-organismos presentes em nosso organismo) e a ocorrência dessas doenças.

Em um estudo recente publicado na revista Nature Microbiology e feito com recém-nascidos, pesquisadores americanos descobriram um lipídio bacteriano específico no intestino que promove a disfunção imunológica associada à asma e à alergia e que pode ser usado para avaliar quais bebês estão em risco de desenvolver a doença.

Esse estudo confirma outras pesquisas e informações já conhecidas pelos médicos sobre a relação entre a microbiota intestinal e a ocorrência de doenças. Para você ter uma ideia da importância da microbiota intestinal, considere que de 70 a 80% das células de nosso sistema imunológico estão concentradas no intestino. Isso mostra que o sistema digestório não tem apenas uma função de trânsito alimentar, mas também funciona como interface do sistema imunológico. 

O processo de formação da microbiota intestinal começa na gestação e vai sendo modificado desde o nascimento. Vários elementos podem interferir, como: tipo de parto, aleitamento materno, uso de fórmulas alimentares, antibióticos, introdução alimentar e tipo de alimentação da família.

Os bebês que nascem de parto normal, por exemplo, têm contato mais rápido com essas bactérias do que os que nascem de cesárea. Isso acontece porque o parto vaginal faz o bebê entrar em contato direto com a microbiota materna, enquanto os bebês que nascem de cesárea demoram mais para adquirir essas bactérias.

O padrão da microbiota é estabelecido até os 2 anos de idade. Portanto, se essa formação for prejudicada na infância, terá uma repercussão negativa na saúde ao longo da vida. O equilíbrio da microbiota intestinal também é importante em outras fases. O consumo de alimentos industrializados, por exemplo, é um dos fatores que prejudicam esse equilíbrio. Portanto, não devemos descuidar do que comemos!

Conteúdos relacionados:

http://aaai-asbai.org.br/detalhe_artigo.asp?id=6
http://aaai-asbai.org.br/detalhe_artigo.asp?id=872
https://bv.fapesp.br/pt/bolsas/152592/microbiota-intestinal-e-asma-alergica-experimental-em-camundongos-c57bl6-e-aj-influencia-genetica/
https://www.biome-hub.com/post/o-papel-do-microbioma-intestinal-na-sa%C3%BAde