Benefícios da corrida contra a prisão de ventre
Praticar atividades físicas regularmente ajuda a manter o equilíbrio do nosso organismo e é um dos pilares da qualidade de vida. Quando se trata de promover a saúde intestinal, uma das modalidades esportivas mais indicadas é a corrida.
Isso acontece graças aos benefícios da corrida contra a prisão de ventre, um problema que aflige muitas pessoas que chegam ao consultório do coloproctologista. A constipação intestinal pode ser resultado de má alimentação ou desequilíbrio hormonal, entre outras causas.
De uma forma geral, a corrida ajuda a melhorar o funcionamento do intestino porque estimula a produção de hormônios relacionados à de bem-estar, contribuindo para a redução da ansiedade e favorecendo a regulação do ritmo intestinal.
No entanto, a prática da corrida tem particularidades bastante específicas quando se trata do funcionamento intestinal, como você entenderá agora.
Relação entre corrida e funcionamento intestinal
Nosso intestino fica posicionado abaixo das costelas e acima da bacia, sustentado e posicionado por membranas fixadas à coluna vertebral.
No movimento da caminhada, entre uma passada e outra, os músculos ativados exercem uma pressão sutil e contínua sobre o intestino, como se fosse uma espécie de massagem. Com isso, o peristaltismo é estimulado, promovendo a movimentação do bolo fecal.
Uma vez que as fezes não ficam muito tempo retidas, elas não perdem água em excesso, evitando o seu ressecamento e reduzindo, assim, a prisão de ventre.
Na corrida, a ativação muscular é intensa e ritmada, desencadeando a resposta positiva no intestino, juntamente com outros benefícios.
Outros efeitos da corrida sobre a saúde intestinal
Quem corre, consequentemente, passará a se alimentar melhor e a beber mais água, o que acaba por refletir positivamente no funcionamento do intestino. Frutas, verduras e legumes são as principais fontes das famosas fibras, tão importantes no combate à prisão de ventre.
Por tudo isso, se você sofre com a constipação intestinal, que tal começar a correr? E não precisa ser uma maratona… Uma caminhada de poucos quilômetros já fará uma grande diferença no funcionamento do intestino.
Com o passar do tempo, você ganhará condicionamento físico e poderá acelerar os passos e concluir percursos cada vez mais longos. Mas, lembre-se: para praticar atividades físicas com segurança, procure sempre a orientação de um profissional de educação física.
Assim, você poderá aproveitar, de fato, todos os benefícios da corrida contra a prisão de ventre!