
Benefícios das cirurgias endoscópicas para o tratamento de doenças intestinais
A possibilidade de fazer grandes cirurgias sem a necessidade de grandes cortes é, sem dúvida, um dos grandes avanços e uma das maiores maravilhas da medicina. Graças aos procedimentos minimamente invasivos, o tempo cirúrgico, a internação e as chances de complicação diminuíram muito, garantindo uma recuperação muito mais rápida para o paciente.⠀
⠀
Com o auxílio da alta tecnologia, esses procedimentos permitem que cirurgias e exames ocorram de forma mais rápida e precisa, podendo inclusive ser realizadas por orifícios naturais como o ânus e a vagina, sem necessidades de cortes.
Assim são realizadas as cirurgias endoscópicas, nas quais trabalhamos através de uma cânula (tubo que varia o seu diâmetro em milímetros) que possui câmeras de alta resolução (endocâmera) em sua extremidade, além de instrumentos especiais de proporções reduzidas que entram nas cavidades do corpo.
Além dos benefícios que eu já disse acima, as cirurgias endoscópicas permitem que vejamos os órgãos com riqueza de detalhes e possibilitam menor mortalidade pós-operatória, menos dor, melhor cicatrização e retorno mais rápido às atividades habituais. O método nos permite realizar os mesmos procedimentos feitos via cirurgia aberta, porém por meio de incisões significativamente menores.
Inclusive, elas são uma alternativa eficaz e segura para o tratamento da maioria das doenças do intestino. Evidências científicas apontam essa modalidade como preferencial para o tratamento de condições como doença de Crohn íleo-cecal, retocolite ulcerativa, polipose familiar, prolapso retal, entre outras.