
Ciência e saúde intestinal: novidades no combate ao câncer colorretal
A ciência não para de buscar novas formas de prevenir e tratar o câncer colorretal. A cada ano, os pesquisadores trabalham para identificar os mecanismos de ação da doença e a forma como eles reagem a protocolos de tratamento e hábitos de vida.
Recentemente, uma novidade deixou a comunidade médica surpresa. Um estudo divulgado no final de 2019 encontrou fortes relações entre o consumo de oleaginosas e a prevenção da volta do tumor de intestino em estágio inicial depois do seu tratamento.
Oleaginosas são famosas as castanhas (ou nuts, no termo em inglês). As mais conhecidas e apreciadas no cardápio brasileiro são: castanha-do-Pará, castanha-de-caju, nozes, amêndoa e avelã.
A pesquisa foi conduzida pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica junto a um grupo de quase mil pacientes em tratamento de câncer colorretal. Nela, os estudiosos constataram que o consumo de 56 gramas de oleaginosas por semana é capaz de reduzir a reincidência do tumor de estágios primários em cerca de 42%. Em relação à probabilidade de óbito devido à doença, a queda foi de 57% no risco, segundo o mesmo estudo.
Orientações para garantir os benefícios das oleaginosas
Os pesquisadores também reforçaram que os benefícios das oleaginosas para a saúde já foram constatados em estudos anteriores. O próximo passo da pesquisa é averiguar os efeitos do consumo das castanhas em tumores de intestino de grau mais avançado.
Para garantir os efeitos positivos das oleaginosas, é preciso seguir algumas orientações quanto à forma de comprar e armazenar os alimentos:
- dê preferência para as castanhas in natura, sem sal ou açúcar;
- as castanhas embaladas são mais indicadas que as vendidas à granel, devido à questão da conservação;
- guarde as castanhas na geladeira, em potes fechados.
O ideal é consumir um mix de castanha, com tipos variados. Uma quantidade que enche a mão tem cerca de 30 gramas. Essa é uma ótima opção de lanche entre as refeições principais.
Além de ajudar no combate ao câncer colorretal, as oleaginosas previnem problemas como mal de Alzheimer, diabetes, infecções, acidente vascular cerebral, distúrbios renais e doenças cardíacas.