Cisto pilonidal: consigo tratar em casa?
O cisto pilonidal é um tipo de cisto, uma lesão que aparece, geralmente, na região lombar, um pouco acima das nádegas. A palavra pilonidal significa “ninho de pelos” e isso explica bem a doença, pois o acúmulo de pelos nessa região pode causar uma inflamação na pele ou no tecido subcutâneo e até formar um abcesso com pus. A região fica sensível e movimentos simples como sentar-se podem causar dor e desconforto.
Existem várias opções de tratamento: drenagem, cirurgia, tudo depende da gravidade do caso. Se o cisto estiver em uma fase inicial é possível tomar uma série de cuidados que melhoram e até resolvem o problema, sem necessidade de cirurgia.
Para fazer um tratamento caseiro comece cuidando da higiene: mantenha a região limpa e seca para não acumular suor e resíduos. A lavagem com água morna ajuda a retirar secreção, resíduos de pelos e melhora a circulação de sangue, o que facilita a cicatrização.
O segundo cuidado fundamental é a depilação porque a presença dos pelos não deixa o cisto melhorar. Vemos que a depilação mais indicada é a depilação a laser. O calor do laser impede que os pelos cresçam por um longo tempo. Além disso, a depilação ajuda também na limpeza do local.
Outra dica é melhorar a postura. Quem trabalha sentado precisa levantar de vez em quando, dar uma volta para não ficar muito tempo sentado sobre o cisto. Evite andar de bicicleta, andar de moto, pois o trauma será direto na região. Em muitos casos, só esses cuidados já permitem uma cicatrização do cisto. Mas se você sentir dor, incômodo ou febre, procure seu médico!