Descubra as principais causas de sangramento intestinal
O sangramento intestinal é um problema relativamente comum, que pode causar preocupação nos pacientes. E, sim, todo sangramento deve ser investigado, já que existe a possibilidade de ser um câncer.
A boa notícia é que essa não é a causa mais comum. Muitos outros problemas podem estar associados a esse sintoma. O sangue nas fezes pode ser perceptível a olho nu ou não. Veja como o sangue pode ser expelido pelo reto:
– Em fezes escuras (melena). Essa coloração ocorre porque a origem do sangue está, geralmente, no início do trato digestivo. Assim, o sangue passa por todo o processo de digestão antes de ser eliminado nas fezes. A gente sabe que os tumores do cólon direito, que estão mais no início do intestino podem se manifestar como melena.
– Com sangue vermelho vivo, também chamado de sangramento retal. Hematoquezia é um sinal típico dos sangramentos digestivos baixos (que ocorrem no cólon, reto ou ânus), mas lembrando que em 20% dos casos o sangramento alto se manifesta como hematoquezia . O sangramento pode ocorrer em quantidades pequenas ou moderadas e só aparece quando o paciente defeca, pois o sangue fica envolto nas fezes.
Quando o sangramento não é perceptível a olho nu, o médico, após avaliar outros sintomas e quadro clínico do paciente, pode pedir o exame de sangue oculto nas fezes.
As causas do sangramento estão associadas à região do trato gastrointestinal em que aparecem. Nós dividimos o sangramento intestinal em alto (HDA – hemorragia digestiva alta) e baixo (HDB – hemorragia digestiva baixa).
Causas mais comuns da HDA:
· Úlceras ou processos de erosões no esôfago, estômago e duodeno
· Varizes esofágicas, que são veias expandidas no esôfago
· Síndrome de Mallory-Weiss, que é um ferimento que aparece no revestimento do esôfago após vômito.
Causas mais comuns da HDB:
· Doenças inflamatórias intestinais
· Câncer do cólon
· Hemorróidas
· Doença diverticular
· Vasos sanguíneos anormais
· Pólipos do intestino grosso
· Fissura anal
· Colite isquêmica
Para quem deseja aprofundar no assunto, convido a ler o capítulo que escrevi “Atendimento às Urgências e Emergências Oncológicas no Pronto-Socorro – Hemorragia Digestiva Baixa, publicado no livro Urgências Oncológicas no Pronto-Socorro: Uma abordagem para o clínico, edição de 2015.
Lembre-se, a hemorragia intestinal precisa ser avaliada por um médico! Fique atento aos sinais de alerta, e se precisar agende um horário.