Distensão abdominal: Por que acontece e como evitar?
A distensão abdominal é um dos principais sintomas de origem intestinal. Trata-se de um desconforto frequentemente relatado pelos pacientes como uma sensação de inchaço ou de estômago cheio, que desperta a necessidade de afrouxar ou desabotoar a roupa para diminuir o incômodo.
Na maior parte das vezes, a distensão abdominal é causada pela produção excessiva de gases, devido a ingestão de certos alimentos e bebidas (ovo, feijão, repolho, leite, refrigerante, cerveja) ou a episódios de má digestão.
Além disso, a distensão abdominal pode estar relacionada a quadros de prisão de ventre, síndrome do intestino irritável e verminoses. Na a gravidez, também é comum as mulheres apresentarem a queixa, assim como durante o período menstrual.
Dessa forma, o tratamento da distensão abdominal terá como objetivo principal eliminar a causa do problema, variando de um paciente para outro.
De uma maneira geral, uma parte desse processo diz respeito a adotar cuidados diários que facilitem a digestão e o trânsito intestinal. Assim, falamos em atitudes eficazes para evitar a distensão abdominal.
Manter o organismo bem hidratado
Em média, precisamos beber de seis a dez copos de água por dia, fazendo os ajustes necessários nos dias mais quentes ou quando praticamos atividades físicas. A hidratação adequada é fundamental para o funcionamento equilibrado do intestino.
Deixar as leguminosas de molho antes do preparo
As leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha são ricos em carboidratos não digeríveis, logo, favorecem a formação de gases. Para diminuir esse efeito, basta deixar as leguminosas de molho por 12 horas antes do cozimento. Depois, é só usar uma nova água no preparo e aproveitar todos os benefícios desses alimentos.
Promover a saúde da microbiota intestinal
A saúde da microbiota intestinal é fundamental para o bom funcionamento do intestino. As bactérias boas favorecem o peristaltismo, facilitando a movimentação do bolo fecal e a eliminação de toxinas e substâncias formadoras de gases junto com as fezes.
Finalizando as dicas, é importante lembrar que você não deve deixar de consumir maçã, beterraba, manga, couve-flor, abacate ou qualquer outro alimento que causa gases. Eles são ricos em nutrientes essenciais para a saúde do organismo. O que você deve fazer é consumí-los com moderação.
Se mesmo com todos esses cuidados a distensão abdominal permanecer, não hesite em procurar novamente o consultório do coloproctologista.
Com os ajustes adequados na abordagem terapêutica, é possível eliminar o desconforto e melhorar a saúde intestinal.