A endometriose chega a acometer até 10% das mulheres que menstruam
O dia 7 de maio é uma data importante para a saúde da mulher. É o Dia Internacional da Luta contra a Endometriose, uma doença que chega a acometer até 10% das mulheres que menstruam. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, são 180 milhões de mulheres que sofrem com endometriose, sete milhões, apenas no Brasil.
Desde abril, faço parte do Núcleo de Pesquisa e Tratamento de Endometriose do Hospital Felício Rocho (NIPTE- @nipte.endometriose). Essa parceria permite ampliar e estender os cuidados às minhas pacientes que passam por tratamentos para a endometriose.
Para quem não sabe, a #endometriose é uma doença inflamatória crônica causada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste internamente o útero) fora desse órgão. Fragmentos do endométrio podem ir para ovário, trompas e até para o intestino. Quando se desloca para o intestino pode causar fortes dores abdominais, dor ao evacuar, quadros de diarreia ou prisão de ventre, especialmente durante o período menstrual. As causas da endometriose podem estar relacionadas à imunidade local e a tendências genéticas. Assim, fique atenta se sua mãe ou irmã já tiveram o problema!
Além disso, a #endometriose pode interferir na fertilidade e trazer muitos impactos negativos para a qualidade de vida. É um problema muito comum e seu tratamento pode demandar atenção de profissionais de diversas especialidades médicas.
NIPTE
Por isso, a parceria com o NIPTE é tão importante. Nesse Núcleo trabalham de forma integrada equipes de ginecologia, urologia, coloproctologia, clínica da dor e medicina diagnóstica de imagem. No NIPTE é oferecido o que existe de mais atual no diagnóstico e tratamento da endometriose, como exames direcionados de Ressonância Nuclear Magnética (RNM) e ecografias voltados especificamente para avaliação da #endometriose e , até mesmo, nos casos indicados, permitirá a inserção da cirurgia robótica como importante ferramenta terapêutica.
Esses tratamentos podem dar às mulheres que sofrem com a #endometriose a possibilidade de ter uma vida normal. Embora a endometriose atrapalhe a fertilidade da mulher, quando o tratamento é feito de maneira adequada, é possível devolver a fertilidade à paciente.
Também é importante lembrar que o tratamento precoce da #endometriose pode evitar futuras complicações, como o câncer colorretal. Fique atenta aos sintomas e procure um especialista se perceber alterações.