Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
O estresse pode estar prejudicando seu intestino!

O estresse pode estar prejudicando seu intestino!

Quando passamos por situações de estresse crônico ou de ansiedade, é comum a ocorrência de problemas intestinais como gases, diarreia, constipação, síndrome do intestino irritável, dor abdominal e até mesmo úlcera. Sabe porque isso acontece? O intestino tem muitos nervos, que estão constantemente se comunicando com o cérebro, recebendo e enviando sinais. 

A ansiedade é uma reação normal, inerente ao ser humano, diante das situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Os impactos da ansiedade no tubo digestivo são recorrentes, devido à presença dos receptores de neurotransmissores importantes para a regulação do humor. Assim, o intestino funciona como uma espécie de barômetro emocional ( ou relógio do humor), tudo o que preocupa o cérebro terá impacto na nossa mucosa intestinal.

Pandemia

Nesses tempos de pandemia, o estado emocional está afetando a saúde de muita gente! Se for seu caso, tente praticar meditação, exercícios de respiração, atividades físicas, produzir qualquer tipo de arte, escrever sobre seus sentimentos e pensamentos, alimentar a fé, reconectar-se com a natureza, nem que seja por pé na grama ou um banho de chuva.  

Terapia

Se a ansiedade persistir, a melhor indicação é buscar um médico especialista para tratar o quadro clínico e um terapeuta ou psiquiatra para avaliar a ansiedade ou depressão. A melhora dos sintomas dos pacientes depende da melhora de sua qualidade de vida. O tratamento psicológico que reduz o nível de estresse frequentemente reduz a gravidade das queixas intestinais e torna a terapêutica eficaz nos casos em que o tratamento convencional não foi suficiente para melhorar o sofrimento crônico.

A maneira mais adequada de tratar o paciente é por meio de uma olhar ampliado, integral e individualizado. No meu consultório pratico esse olhar, especialmente nos casos em que percebo quadros de estresse e ansiedade causando ou agravando Doenças Inflamatórias Intestinais. Por isso, o enfoque multidisciplinar e a parceria com profissionais de outras especialidades.