Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
microbiota intestinal

Estudo analisa relação entre microbiota intestinal e atividade física

A microbiota intestinal é definida como o conjunto de bactérias, fungos e outros microorganismos que vivem no sistema digestivo de forma harmônica. Ela auxilia na digestão de alimentos, participa da produção de vitaminas e defende o corpo de infecções, entre outras funções.

Ao longo dos anos, cientistas de diferentes áreas da saúde desenvolveram pesquisas para compreender melhor o papel da microbiota intestinal no funcionamento do organismo e a sua importância para a nossa saúde. 

Recentemente, mais uma pesquisa, dessa vez da Universidade de Illinois (EUA), apresentou conclusões sobre a relação entre a ação dos microorganismos presentes no trato gastrointestinal e a prática de atividades físicas. O trabalho foi publicado no periódico científico chamado Medicine & Science in Sports & Exercise.

Nesse estudo, os pesquisadores concluíram que o hábito de exercitar-se regularmente pode modificar a composição e a forma como a microbiota intestinal atua. Para chegar a essa conclusão, eles acompanharam um grupo de 32 homens e mulheres sedentários, que passaram a fazer atividades físicas três vezes por semana.

Análise mostrou que a microbiota dos participantes sofreu alterações durante o experimento

O experimento durou doze semanas e, durante esse tempo, os participantes da pesquisa não alteraram sua dieta. Metade deles era obeso e a outra metade estava fora da linha da obesidade ou do sobrepeso.

Avaliando amostras de sangue e de fezes dos voluntários, os estudiosos observaram que a microbiota das pessoas foi alterada, constatando-se um aumento na quantidade dos micróbios que têm ação anti-inflamatória e ajudam a equilibrar o metabolismo.

Os cientistas também notaram que as pessoas com peso corporal dentro do limite saudável tiveram uma resposta melhor da microbiota intestinal em relação à prática regular de atividades físicas.

Ainda que mais estudos sejam necessários para compreender mais detalhadamente como o exercício e a atuação dos microorganismos existentes no trato gastrointestinal estão relacionados, trata-se de uma pesquisa relevante.

O trabalho reforça o quanto as atividades físicas são importantes para a manutenção da nossa saúde, garantindo mais bem-estar e prevenindo doenças.