Excesso de gases depois de consumir lácteos
Intolerância à lactose
Sentiu a barriga inchada e com muitos gases depois de consumir algum produto lácteo? Você pode ter intolerância à lactose. Esse é um problema muito comum! A intolerância à lactose é uma incapacidade total ou parcial do organismo de produzir a lactase, uma enzima que quebra a lactose, o açúcar dos lácteos. Com isso, esse composto vai se acumular e fermentar no intestino.
Sintomas
Quem sofre com a intolerância à lactose pode ter cólicas, náuseas, distensão abdominal, vômitos, excesso de flatulências e diarréia. Devido à fermentação, as fezes podem ser muito ácidas e ferir a região anal.
A intolerância surge de diferentes maneiras. A forma mais comum é a redução natural da produção de lactase, com o avançar da idade. Em algumas pessoas a redução é tão acentuada que faz com que o organismo não aceite bem o leite, mesmo em pequenas quantidades.
Algumas pessoas, como é o caso de celíacos e pacientes de quimioterapia, podem desenvolver a #intolerância à lactose depois de contrair uma doença que afeta o trato digestivo. Em casos raros o distúrbio tem origem hereditária.
Tratamento
Não temos uma medicação que estimule a produção de lactase pelo corpo. A intolerância deve ser administrada com controle da dieta. Como as doses toleradas de lactose variam de pessoa para pessoa, um nutricionista pode ajudar a estabelecer uma dieta com a quantidade de lácteos que pode ser consumida.
Raramente é necessário cortar totalmente leite e derivados do cardápio. Até porque existe no mercado um suplemento de lactase (enzima que digere o leite), para quando quiser comer algum alimento preparado com leite de vaca.
Diagnóstico
O diagnóstico da intolerância inclui exame clínico e exames de sangue. Para se ter certeza de que a lactose é o que está desencadeando diarreia, azia e má digestão, é preciso descartar a possibilidade de outras enfermidades gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, doença celíaca e doenças inflamatórias intestinais.