Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
Trato gastrointestinal

FODMAPs e a síndrome do intestino irritável

A síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio intestinal caracterizado por um conjunto de sintomas, como dor e distensão abdominal, excesso de flatulência e alteração do hábito intestinal, com a possibilidade de alternância entre constipação e diarreia.

Embora seja uma condição benigna que, se tratada adequadamente, tem uma evolução positiva e não leva a danos mais severos à saúde, os seus sintomas podem prejudicar muito a qualidade de vida do indivíduo. 

As causas do distúrbio ainda não são totalmente claras, porém, sabe-se que o aparecimento dos sintomas pode ser precedido por alterações psicossomáticas e pela ingestão de certos alimentos… e é aí que entram os FODMAPs. 

Os FODMAPs e sua relação com a SII

O termo “FODMAP” é uma sigla que significa “Fermentable​​ Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols”, em português: Oligossacarídeos (fruto-oligossacarídeos e galacto-oligossacarídeos) Dissacarídeos (lactose), Monossacarídeos (frutose) e Polióis Fermentáveis. 

Os FODMAPs são carboidratos de alta osmolaridade, que não são bem absorvidos pelo intestino delgado e provocam um aumento na quantidade de água nesta região. Devido à sua má absorção, estes carboidratos chegam ao intestino grosso, onde são altamente fermentados pela microbiota local. Todas essas características fazem com que os FODMAPs tenham o potencial de exacerbar os sintomas da síndrome do intestino irritável. 

Entre alguns exemplos de alimentos que são ricos em FODMAPs estão: leite, iogurtes, queijos, água de côco, feijões e grão de bico. A lista se estende para muito além destes exemplos e a dieta dos FODMAPs tem mostrado resultados positivos sobre os sintomas da SII. 

Como funciona a dieta dos FODMAPs

De modo simplificado, a dieta dos FODMAPs é voltada para a redução do consumo destes alimentos, de modo a minimizar os sintomas da síndrome do intestino irritável e restaurar a qualidade de vida do indivíduo. 

A dieta consiste na retirada de certos grupos de alimentos da rotina do paciente, avaliação dos sintomas após esta mudança e na reinserção gradual dos alimentos excluídos, sempre sob a supervisão de um profissional especializado, como o nutricionista ou nutrólogo. O objetivo aqui, não é a exclusão eterna destes alimentos, e sim a identificação daqueles que causam maior desconforto e a manutenção de uma rotina alimentar que funcione bem para cada paciente específico. 

Assim, pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável podem se beneficiar muito de um bom acompanhamento nutricional!