#Maioroxo: Perguntas frequentes sobre a doença de Crohn
No meu último texto aqui no blog, em homenagem ao #maioroxo, respondi algumas perguntas frequentes sobre a retocolite ulcerativa. Agora é vez de falar sobre uma outra patologia muito importante que faz parte deste grupo: a doença de Crohn.
O que é a doença de Crohn?
A doença de Crohn é uma doença intestinal crônica. Ela é caracterizada por inflamações que podem acometer toda a extensão do intestino, sendo mais comum, porém, na porção inferior do intestino delgado, chamada de íleo.
O que causa a doença de Crohn?
Assim como a retocolite ulcerativa, as causas da doença de Crohn ainda não são totalmente elucidadas. No entanto, sabe-se que o desenvolvimento de ambas as doenças têm influência de fatores genéticos e ambientais. Além disso, fatores como estresse podem agravar os quadros das doenças.
No caso da doença de Crohn, especificamente, o tabagismo se mostra como um fator de risco para o desenvolvimento e o agravamento da doença.
Quais são os sintomas da doença de Crohn
A doença de Crohn pode se manifestar de diferentes formas, com uma grande variação de intensidade.
Entre os sintomas mais comuns estão:
- Dor abdominal
- Diarreia
- Perda de peso
- Febre
- Perda de apetite
Outros sintomas podem ser apresentados pelo paciente, dependendo da área acometida e da severidade do processo inflamatório. A doença de Crohn pode, inclusive, se manifestar fora do intestino, com alterações na pele, inflamações nos olhos e desordens articulares, por exemplo.
Quais são as diferenças entre a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa?
A doença de Crohn, embora acometa com maior frequência o íleo, pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, normalmente segmentos separados, desde a boca até o ânus. Além disso, a inflamação na doença de Crohn acomete todas as camadas da parede do intestino.
Já a retocolite ulcerativa, normalmente, afeta apenas o reto e o cólon, em segmentos contíguos. Além disso, esta patologia costuma afetar apenas a mucosa e a submucosa da parede do intestino, ou seja, suas camadas mais superficiais.
Entretanto, é preciso ressaltar que, em alguns casos, as diferenças entre as doenças não se mostram sempre de maneira tão claras, como por exemplo, quando a doença de Crohn se manifesta apenas no intestino grosso ou quando a retocolite ulcerativa, em casos mais graves, acomete outras camadas da parede intestinal. Nestes casos, a diferenciação entre as duas doenças pode ser mais desafiadora.
Como a doença de Crohn é tratada?
O início do tratamento se dá após uma avaliação cautelosa da doença, que avalia a situação atual, a localização e a extensão das áreas afetadas e outros aspectos do quadro.
O tratamento da doença de Crohn, na maioria das vezes, utiliza medicamentos para diminuir os sintomas da fase aguda da patologia e para mantê-la sob controle. No entanto, tratamentos cirúrgicos podem ser necessários, como por exemplo em casos de obstruções intestinais, fístulas e quando a doença não responde bem ao tratamento com medicamentos.
O importante é ter o acompanhamento de um especialista, para que cada passo do tratamento seja feito da melhor maneira possível. Por isso, ressalto aqui: caso você esteja apresentando algum sintoma intestinal, não deixe de procurar um coloproctologista!