Por que idosos estão mais propensos ao fecaloma?
Você já ouviu falar em fecaloma? É uma massa de fezes dura e seca que se acumula no reto. A pessoa que sofre do problema não consegue eliminar essa bola de fezes endurecidas e ela atrapalha todo o trânsito intestinal.
O problema pode ser causado por retenção voluntária (pessoas que ficam segurando e evitam a evacuação, por algum motivo) e uso de alguns tipos de medicamentos como antidepressivos. Mas uma das principais razões é a redução da mobilidade e da percepção corporal e sensorial. Isso é comum em pessoas idosas que estejam acamadas, em cadeiras de rodas ou em CTIs.
Assim, é muito importante ter atenção com os idosos, especialmente aqueles que estão acamados. Eles precisam evacuar regularmente. Mesmo se esses pacientes tiverem uma dieta líquida ou pastosa, as fezes se formam diariamente e precisam ser eliminadas.
O tratamento do fecaloma vai variar de acordo com a gravidade e o paciente e precisa ser orientado por um médico proctologista. Pode-se aplicar soluções como supositórios para amolecer as fezes ou laxantes. Em alguns casos, o paciente pode precisar ir para um bloco cirúrgico para que seja feita a remoção do fecaloma.
Se o problema não for tratado, podem acontecer complicações. A bola de fezes pode comprimir a mucosa e causar úlceras, hemorroidas, fissura anal e sangramentos no reto. Pode até causar perfurações no intestino. Portanto, se esse quadro for identificado, trate logo o problema.