Pós-operatório de cirurgia anal: como se cuidar?
Sentir dor é o grande medo que as pessoas têm quando o assunto é cirurgia na região anal. Como essa parte do corpo é bem sensível, é normal o paciente sentir desconforto, mas ele pode ser minimizado com alguns cuidados.
Um deles é cuidar da alimentação antes e depois da cirurgia. Uma dieta rica em fibras ajudará deixando a passagem das as fezes mais suave (fezes duras irão causar dor na hora de evacuar). No pós-cirúrgico, o curativo será bem simples. Apenas uma gaze ou absorvente higiênico. Cuide da higiene! Não use papel higiênico e lave a região com água morna.
No pós-cirúrgico, o curativo será bem simples. Apenas uma gaze ou absorvente higiênico. Nos primeiros dias pode sair um pouco de secreção e a gaze deverá ser trocada para manter a região limpa e seca.
A higiene é muito importante e deve ser feita com cuidado. Lave a região com água morna, geralmente não é necessário o uso de sabonete. E papel higiênico, nem pensar, pois causa irritação.
Repouso nos primeiros dias é essencial e o paciente também deve evitar atividade física. Não faça nada que force a região da cirurgia, pois qualquer esforço pode levar ao sangramento. E fique atento: sangramento em pequenas quantidades pode acontecer, mas se for mais intenso, avise seu médico imediatamente.
Sobre relação sexual, é bom evitar nas duas primeiras semanas, pois não deixa de ser uma atividade física. Sexo anal? Só depois da cicatrização total, que pode acontecer depois de 40 dias.
E as pomadas podem ajudar um pouco a aliviar a dor, mas é preciso verificar com o médico qual é a mais indicada. Nada de se automedicar! Se tiver dúvidas, consulte o seu médico.
Links relacionados: