Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
colonoscopia

Preparo da colonoscopia: o que é importante saber

A colonoscopia é um exame muito importante na rotina dos cuidados em coloproctologia. É esse procedimento que permite a investigação visual de todo o tecido que reveste internamente o intestino grosso, além de possibilitar a retirada de amostras para biópsia e a extração de pólipos, quando necessário.

A colonoscopia é o exame realizado para o rastreamento do câncer colorretal e para o esclarecimento diagnóstico de outras doenças intestinais, tais como retocolite ulcerativa, diverticulite e doença de Crohn.

Para que a colonoscopia possa ser realizada sem que a presença de fezes impeça a visualização da mucosa intestinal, são necessários alguns cuidados prévios. Esses procedimentos recebem o nome de preparo da colonoscopia.

Embora muitas pessoas fiquem preocupadas, sobretudo quando se trata da primeira experiência, não é preciso ter receio quanto à preparação para o exame. Todo o processo é simples e seguro, como você vai perceber lendo este texto.

 

Preparo da Colonoscopia

 

Quais são as etapas do preparo da colonoscopia?

Tudo começa com a escolha do produto que promoverá a limpeza do intestino. O coloproctologista definirá qual o tipo de laxante mais indicado para o paciente, sendo Manitol, PEG 4000 e Picoprep as 3 opções mais utilizadas.

Para cada laxante, existe uma forma de consumo, que será totalmente esclarecida no consultório médico, com auxílio de uma cartilha informativa. Alguns laxantes são tomados horas antes da realização da colonoscopia. Outros, devem ser consumidos na noite anterior ao exame. A dosagem e o horário para beber a solução laxativa devem ser seguidos à risca.

O preparo da colonoscopia também envolve a adoção de uma dieta mais branda, baseada em alimentos pobres em fibras. Sendo assim, nos períodos anteriores à realização do exame, que vão variar de acordo com o laxativo escolhido pelo médico, o paciente deve evitar totalmente o consumo de frutas, cereais integrais, pães integrais, sucos naturais, leite e seus derivados. Algumas sugestões de alimentos permitidos são:

  • Para café da manhã ou lanche
    • Biscoito água e sal;
    • Biscoito de maisena 
    • Pão branco;
  • Para o almoço ou jantar
    • Arroz branco;
    • Macarrão;
    • Batata cozida;
    • Ovo cozido.

Independentemente do tipo de preparo indicado para o seu exame, é fundamental reforçar a hidratação durante todo o dia anterior ao exame, bebendo bastante água. Esse cuidado é necessário para amenizar os efeitos da perda de água devido à limpeza do intestino.

E não se esqueça: a presença de um acompanhante maior de idade é obrigatória para a realização do exame, pois, após a colonoscopia, você estará inapto a realizar tarefas que demandem concentração, como dirigir, por exemplo.

Orientações pós-exame

O cuidados que envolvem a colonoscopia não se encerram imediatamente após o fim do exame: existem também algumas orientações que devem ser seguidas após o procedimento.

Como comentei anteriormente, o paciente precisará da presença de um acompanhante para ser liberado, e não poderá realizar certas tarefas que exigem atenção e concentração, como dirigir e operar máquinas. Além disso, a pessoa não poderá consumir bebidas alcoólicas no dia do exame, e também deverá evitar alimentos pesados, como frituras e embutidos, nos dias seguintes.

É comum que o funcionamento do intestino mude um pouco após o exame e que o paciente experimente desconforto abdominal, maior formação e eliminação de gases e diarreia. O ritmo do intestino deve se normalizar entre 12 a 24 horas após a colonoscopia. No entanto, a pessoa deve ficar atenta à presença de alguns sintomas no pós-exame: em casos de febre, distensão abdominal prolongada, dor persistente na região do ânus ou do abdômen, presença de sangue nas fezes ou vermelhidão/inchaço no local de realização do acesso venoso, é preciso procurar atendimento médico imediatamente.

E se surgirem dúvidas, nada de vergonha. Esclareça todas elas com o médico antes ou depois da realização do exame. Quanto mais esclarecido o paciente estiver, mais tranquila será a experiência da colonoscopia.