Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
Qual a diferença entre Retocolite e Doença de Crohn?

Qual a diferença entre Retocolite e Doença de Crohn?

Para começar, vamos conhecer melhor essas duas doenças inflamatórias intestinais. Na retocolite ulcerativa (RCU) ou colite ulcerativa, a mucosa do intestino fica inflamada, o que leva a diarréias recorrentes ou persistentes. Às vezes os pacientes ficam semanas ou meses com o intestino solto. Para quem apresenta esse quadro, o ideal é procurar um coloproctologista que irá avaliar o ânus e o reto, onde a doença aparece inicialmente. É muito importante buscar atendimento médico porque se a retocolite ulcerativa não for tratada ela pode evoluir para câncer.

A doença de Crohn é também inflamatória e tem algumas características bem peculiares. Pode se estender por  todo o aparelho digestivo e o processo inflamatório atinge todas as camadas do intestino. Os sintomas são diferentes, dependendo da região em que aparece.

Se aparecer na região do íleo terminal, por exemplo, os sintomas incluem dor abdominal, febre, emagrecimento, especialmente nas fases em que a doença está ativa. Quando acomete a região anal, costuma se manifestar com fístulas, geralmente mais complexas. Existem medicações muito eficazes para o tratamento da doença de Crohn. Para isso é importante procurar um especialista.

Diagnóstico

Tanto a  doença de Crohn quanto a retocolite ulcerativa podem ser detectadas por meio de exame de fezes, sangue, imagem e colonoscopia.

A localização das inflamações, mostrada em alguns exames, é um dos principais sinais que permitem diferenciar as duas doenças. A doença de Crohn geralmente atinge toda a parede do intestino enquanto a retocolite costuma ser superficial. Os sintomas apresentados pelo paciente e as respostas ao tratamento também ajudam a ter um diagnóstico mais preciso.

Em alguns casos pode ser difícil diagnosticar uma e outra. Isso acontece porque a doença de Crohn pode aparecer em qualquer parte do intestino. Quando se manifesta somente no intestino grosso, fica mais difícil estabelecer a diferença e, então, denominamos o quadro de de colite indeterminada.