Saiba o que faz o coloproctologista – #semfrescura
Ter vergonha de ir ao coloproctologista é um desabafo comum entre muitos dos pacientes que chegam ao meu consultório. Até mesmo nas conversas entre amigos ou navegando pelas redes sociais, eu percebo o quanto a saúde intestinal ainda é cercada de tabus.
Apesar de tanta informação circulando, e do acesso a essa informação, nem todas as pessoas conseguem deixar o receio e a timidez de lado na hora de tratar de problemas como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, retocele, hemorroida e tantos quadros que fazem parte da rotina em coloproctologia.
Entenda o que é a coloproctologia
A coloproctologia é a especialidade médica que trata das intercorrências que afetam a parte final do sistema digestivo, composta por intestino grosso (chamado também de cólon), reto e ânus.
Um dos exames mais conhecidos realizado pelo coloproctologista é a colonoscopia. Por meio dela, é possível visualizar as paredes do intestino grosso, coletar material para biópsia e remover pólipos que poderiam vir desencadear um quadro de câncer colorretal.
Mas, existem muitos outros procedimentos realizados pelo coloproctologista. Veja agora como se dá uma consulta de rotina com esse especialista.
Conheça o passo a paso de uma consulta
O primeiro passo é a entrevista, como em toda consulta médica. O coloproctologista vai ouvir as queixas do paciente e identificar o seu histórico clínico.
Depois disso, virá o exame proctológico. Trata-se de um procedimento tranquilo, que não causa dor (é feito sob anestesia). Se o paciente sentir dor, ela será avaliada como sinal de um problema. O exame proctológico pode incluir a inspeção perianal e o toque retal, além de:
- anuscopia: exame feito com um instrumento chamado anuscópio, para avaliar ânus e reto;
- Retossigmoidoscopia: procedimento para avaliar reto e cólon, com auxílio de aparelhos rígidos ou flexíveis.
A partir de então, o coloproctologista prosseguirá com o acompanhamento do paciente, avaliando os resultados dos exames realizados e solicitando outros, de acordo com as suspeitas diagnósticas.
É preciso compreender que é uma clínica médica como outra qualquer. Adiar a ida ao consultório do coloproctologista por vergonha pode agravar sintomas e levar ao aparecimento de doenças graves.
Por isso, se surgirem sinais de que a saúde intestinal não vai bem, marque logo uma consulta!