Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
Sangue oculto nas fezes: um exame simples, barato e que salva vidas!

Sangue oculto nas fezes: um exame simples, barato e que salva vidas!

O exame de sangue oculto nas fezes é o principal ponto de partida para a investigação das doenças associadas ao aparelho digestivo, funcionando como um filtro. É conforme o resultado dele que vemos a necessidade (ou não) de solicitar exames de imagem mais complexos, como a endoscopia e a colonoscopia.

Isso porque ele é super simples e de baixo custo e não oferece risco algum ao paciente, já que é feito a partir da amostra de fezes. Com ele, é possível descobrir partículas invisíveis, que não alteram em nada o aspecto normal das fezes e que não podem ser percebidas pelos nossos olhos.

A indicação do exame varia, mas em geral ele é mais realizado por pessoas com mais de 40 anos ou com histórico de doenças graves na família, como câncer. Neste caso, o exame deve ser realizado dez anos antes da idade do familiar que teve câncer apresentar a doença. Por exemplo: se o seu pai teve câncer de intestino com 55 anos, a recomendação é que você faça este primeiro exame aos 45, sempre com o acompanhamento de um especialista.

A partir dos 50 anos, ele deve ser feito por todas as pessoas, uma vez ao ano. É um exame muito sensível e que, caso seja positivo, indica alguns novos caminhos a serem seguidos na investigação de doenças. Claro que não se trata de um procedimento conclusivo, já que o sistema digestivo é extenso e esse sangue pode ter inúmeras origens. Mas já é um ponto de partida!

Cerca de 10% dos exames têm resultado positivo. Quando este é o caso, o paciente pode ser encaminhado para a realização de exames de imagem, como a colonoscopia, que é feita com anestesia e pode detectar a presença de pólipos, fissuras e também lesões pré-malignas, que ainda não se transformaram em câncer, mas que poderiam ter essa evolução. Estas lesões, de acordo com a avaliação do médico, podem ser extraídas durante o próprio exame, livrando o paciente de futuros desdobramentos ainda mais graves.

Deu para entender a importância dele, né? Por isso, se o seu médico te recomendar a realização do exame de sangue oculto nas fezes, não deixe de fazer! Não vai doer nada, não vai custar caro e pode, literalmente, ser o primeiro passo para salvar a sua vida e das pessoas que você ama!