Saúde intestinal: aprenda a incluir fibras em todas as refeições
A população brasileira não consome a quantidade ideal de fibras diariamente. Essa informação preocupante foi apurada por uma pesquisa conduzida pelo Ibope em setembro de 2019, na qual 2 mil participantes responderam a um questionário online sobre hábitos alimentares.
No levantamento, embora 78% dos participantes tenham dito que consomem alimentos ricos em fibras diariamente, apenas 37% disseram fazer isso mais de uma vez por dia.
O problema é que, para favorecer a saúde intestinal e promover muitos outros benefícios para o organismo, é preciso consumir uma quantidade considerável de fibras todos os dias. Segundo os especialistas, esse valor fica em torno de 38 gramas para os homens e 25 gramas para as mulheres.
De acordo com as análises do Ibope, o nível de consumo diário de fibras dos brasileiros não alcança sequer 50% dos valores recomendados.
Sendo assim, o desafio é garantir a presença de boas fontes de fibras em todas as refeições. E quais são essas fontes? Legumes, verduras, frutas e cereais.
Conheça os alimentos ideais para garantir o consumo de fibras
Para garantir o consumo diário ideal de fibras, a melhor estratégia é diversificar o cardápio, buscando alternativas versáteis tanto no sabor quanto no preparo.
Entre os cereais, a aveia é uma excelente opção. Ela pode ser incluída em vitaminas, sucos, massas de bolo ou pão e sopas. Duas colheres de sopa de farelo de aveia contêm cerca de 4,2 gramas de fibras.
Quanto às frutas, todas elas constituem uma boa fonte de fibras. Elas podem estar presentes no café da manhã e nos lanches antes do almoço e do jantar. No entanto, goiaba, pera, manga, kiwi, mexerica e ameixa são campeãs na concentração de fibras.
Assim como as frutas, as verduras também oferecem boas quantidades de fibras. Elas devem fazer parte do prato no almoço e no jantar. Agrião, alface, couve e brócolis são as melhores opções.
Os legumes completam a dupla perfeita de fonte de fibras no almoço e no jantar, ao lado das verduras. Berinjela, cenoura, ervilha e pimentão não podem faltar no cardápio.
Por fim, as sementes completam a lista de alimentos ideais para garantir o consumo de fibras. Assim como os cereais, elas podem ser usadas em vitaminas, bolos, pães, sucos e saladas. As sementes de chia, abóbora e linhaça são as mais ricas em fibras.
Até mesmo arroz com feijão, a famosa combinação da culinária brasileira, ajuda a manter a ingestão de fibras em alta. Viu só como não é difícil incluir fibras no cardápio diário?