Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
Você conhece as estruturas que formam o intestino e a região anorretal?

Você conhece as estruturas que formam o intestino e a região anorretal?

O intestino grosso, também chamado de cólon, é a porção final do nosso trato gastrointestinal. Ele se estende por toda a cavidade abdominal e pélvica, e tem de 1 a  1,5 metro de comprimento. Esse órgão recebe do intestino delgado o que sobrou do alimento após as várias etapas do processo digestivo. Entre suas funções mais importantes estão:  absorção da água, processo de formação, armazenamento e eliminação das fezes.

O intestino grosso abriga ainda uma importante microbiota, formada por diversos microorganismos, como bactérias, vírus e fungos, que têm como funções manter a integridade da mucosa e controlar as bactérias prejudiciais ao organismo. Nos últimos anos, a microbiota vem recebendo cada vez mais a atenção dos pesquisadores.  Já se sabe que uma série de doenças, principalmente as que afetam a imunidade, como câncer, doenças autoimunes e enfermidades crônicas, têm  relação com alterações da microbiota. 

Partes

Achei interessante trazer essa imagem, pois ela pode ajudar os pacientes a identificarem as partes e entenderem melhor como funcionam. O intestino grosso pode ser dividido em: ceco, apêndice, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmoide, reto e canal anal. As seis primeiras em conjunto formam o cólon. 

Ceco: primeira porção do intestino grosso. Faz o armazenamento temporário do quimo e reabsorção de líquidos e eletrólitos.

Apêndice vermiforme: pequeno tubo delgado. Atua na manutenção da microbiota e na imunidade da mucosa. Em casos de infecção do apêndice (apendicite), pode ser feita sua retirada para evitar uma possível ruptura e consequente inflamação do peritônio (membrana que cobre as paredes do abdome e dos órgãos do sistema digestivo).

Cólon: é a parte principal do intestino grosso e se divide em:

Cólon ascendente:  começa no ceco e se estende para cima até a superfície inferior do fígado e anterior ao rim direito. Atua na reabsorção de líquidos e eletrólitos, gradualmente formando matéria fecal.

Cólon transverso: a segunda maior parte do cólon, atravessa toda a cavidade abdominal, do lado direito para o esquerdo;

Cólon descendente: inicia-se perto do baço e estende-se para baixo em direção à pelve;

Cólon sigmóide: a porção final do cólon apresenta forma de S e localiza-se na cavidade pélvica.

Reto: porção de aproximadamente 15 centímetros que está localizada após o cólon sigmoide e que se estende até o ânus; Os papéis do reto incluem armazenamento temporário de matéria fecal e defecação. Os espaços ao redor do reto são espaços em potencial para infecções, formação de abscessos e outras patologias.

Canal anal: é a porção final e funciona controlando a saída das fezes e tem de 3 a 4 centímetros de comprimento. Os esfíncteres anais interno e externo envolvem o canal anal. Eles controlam a liberação voluntária e involuntária das fezes, respectivamente. Ambos os esfíncteres se contraem para controlar a saída de fezes e gases.