
Doença Diverticular
Divertículos são pequenos “saquinhos” desenvolvidas na parede do intestino grosso e que podem aparecer em toda a extensão do órgão. São mais comuns no lado esquerdo, em um segmento chamado sigmóide.
O aparecimento dessas estruturas está relacionado à diminuição da ingestão de fibras, fenômeno notado desde o início do século passado.
Chamamos de “diverticulose” a simples presença dos divertículos no intestino grosso, uma condição que, na maioria das vezes, não causa sintomas. Uma pequena parcela dos portadores de diverticulose, contudo, desenvolve a diverticulite, que é a inflamação desses “saquinhos” ou “bolsas”. Neste caso, aí, sim, os sintomas aparecem e incluem intensa dor abdominal, náuseas, febre, vômitos e falta de apetite.
A maioria dos pacientes com doença diverticular necessita de tratamento clínico, cuja base será melhorar o funcionamento intestinal e corrigir hábitos alimentares do paciente. Eventualmente, podem ser indicados analgésicos. Os casos mais graves demandam cirurgia.