fezes

Suas fezes são uma espécie de oráculo da sua saúde. Entenda por que.

Os hábitos de #evacuação fornecem pistas importantes para deciframos a nossa #saúde. A maioria das pessoas apenas dá descarga e pronto, mas há motivos importantes para todos prestamos mais atenção à aparência dos nossos dejetos.
#Fezes empedradas como pequenas bolinhas, por exemplo, indicam uma dieta pobre em #fibras. A quantidade ideal de consumo diário é de 25 a 35 gramas.

Já pequenos aglomerados de cocô podem indicar ingestão insuficiente de líquidos. Sem a correta #hidratação, o trânsito intestinal fica ainda mais difícil.

Fezes “escorregadias” podem sinalizar #infecção por vírus, intolerância alimentar ou alergia, e doenças inflamatórias como retocolite ulcerativa e doença de #Crohn.

As de cor preta ou vermelha significam influência de certos medicamentos ou suplementos. Remédios à base do elemento #ferro, por exemplo, podem deixar os dejetos bem escurecidos. A presença de sangue fecal, por sua vez, pode sinalizar #hemorróida, sangramento retal ou até #câncer.
Fezes pegajosas, semelhantes a um gel, podem ser sinal de sangramento gastrointestinal. As muito claras podem significar uma obstrução nas vias biliares (estruturas tubulares longas que carregam a bile), distúrbio hepático ou câncer pancreático (em casos mais críticos)

O cocô de tom amarelo-esverdeado pode ser sintoma de infecção, caso não tenha havido uma ingestão massiva de vegetais. Os finos também mostram insuficiência de fibras, mas, se assim permanecerem por semanas ou meses, podem ser indício de câncer retal. Os de odor muito, muito desagradável podem sinalizar condições como sangramento gastrointestinal ou dificuldade para digerir gordura.

Por fim, as fezes com muco podem sinalizar síndrome do intestino irritável, além de inflamação ou doença celíaca.

A evacuação, portanto, é um verdadeiro Atlas da saúde humana! Aprenda a prestar a atenção à sua, sempre que for ao banheiro. Percebendo alguma alteração ou traço incomum, procure um médico 😉