Como é feito o transplante de fezes
Sim, esse procedimento existe! E não tem nada de “nojento” ou escatológico. Saiba que o transplante de fezes é uma maneira muito eficiente de tratar infecções bacterianas, especialmente em casos de contaminação hospitalar causada pela bactéria Clostridium difficile.
Ela surge em pacientes que passam por tratamento com grande uso de antibióticos, que acabam aniquilando muito da flora ou microbiota intestinal, composta de trilhões de microorganismos.
Isso provoca diarreia aguda, dores abdominais e náuseas. Há relatos de casos extremos em que o paciente vai ao banheiro 15 vezes ao dia, com febre, perda de peso, cãibras e dores no abdome.
O procedimento também pode contribuir para o combate de doenças como colite ulcerativa, síndrome do intestino irritável, obesidade, mal de Parkinson, esclerose múltipla, ansiedade e até depressão. Mas essas aplicações ainda estão em pesquisa e carecem de comprovação científica.
De qualquer forma, o transplante de fezes já se apresentou eficaz em vários casos ao redor do mundo, e as pesquisas sobre a técnica só aumentam, assim como a sua administração.
Veja nesse vídeo como funciona.
http://bit.ly/transplante-de-fezes