Hemorroida

Hemorróida

Hemorroida

As hemorroidas são coxins situados ao redor do ânus ou do reto, que se inflamam. O funcionamento do intestino pressupõe um movimento natural de dilatação e retração desses coxins. O contínuo esforço de evacuação, no entanto, pode dificultar o processo de drenagem do sangue, ocasionando a doença hemorroidária.

As hemorroidas podem ser externas ou internas. As externas assemelham-se às varizes e são visíveis na borda do ânus. As internas, por sua vez, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos. Entre as principais causas da enfermidade estão a prisão de ventre, gravidez (em virtude da pressão que o feto exerce sobre as veias da parte inferior do abdômen), obesidade, sedentarismo e fatores genéticos.

Os sintomas incluem coceira, provocada por inchaço das “veias”, o que aumenta a tensão sobre as terminações nervosas; sangramento resultante do rompimento das veias anais, dor durante ou após a evacuação, saliência palpável no ânus. O tratamento depende do quadro de cada paciente, podendo ser:

• Tópico, com uso de pomadas e supositórios
  • Cirúrgico, o que implica na realização da hemorroidectomia, (ou seja, retirada das veias inflamadas) ou apenas a punção do coágulo que entope o vaso hemorroidário.
  • Ligadura elástica, técnica que consiste no estrangulamento da veia afetada.
  • PPH: conhecida por hemorroidopexia, essa técnica faz ressecção da mucosa do reto distal com suspensão das hemorroidas por grampeamento.
  • TDH: com ajuda de um anúscópio e de um doppler, o médico identifica, pela pulsação, a artéria inchada, para, então costurá-la em um ponto específico, de modo que o fluxo de sangue é reduzido e os sintomas desaparecem.