colite ulcerativa

Colite Ulcerativa – uma das principais doenças inflamatórias do intestino

Colite Ulcerativa

A colite ulcerativa, juntamente com a doença de Crohn, forma o grupo das doenças inflamatórias intestinais.

➡️ Na colite ulcerativa, a inflamação se concentra na mucosa, envolve o reto e se estende continuamente no sentido proximal em relação ao colon.

Esse tipo de doença se limita apenas ao colo e sua caracterização se fundamenta na extensão do colo inflamado.

O envolvimento apenas do reto ocorre em, aproximadamente, 25% de casos, sendo que, nessa hipótese, descreve-se a doença como proctite ulcerativa.

Algo em torno da metade dos casos ocorre no lado esquerdo, com a inflamação envolvendo o colo em uma posição distal em relação à flexão esplênica.

Os 25% remanescentes se estendem para além da flexão esplênica e, tipicamente, são descritos como pancolite ulcerativa ou colite ulcerativa extensiva.

Embora muitos adultos tenham colite ulcerativa limitada à área retossigmoide, crianças com colite ulcerativa estão mudando o padrão, tendo em vista que mais de 80% dos diagnósticos mais recentes se apresentam com pancolite.

O diagnóstico de colite ulcerativa é definido com base no histórico e no exame físico e a confirmação é feita por meio de testes endoscópicos, radiológicos e patológicos.