Dezembro Vermelho – Conscientização da Prevenção ao Vírus HIV / Aids
Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.
A principal forma de transmissão do HIV é pelo contato sexual sem o uso de preservativo com uma pessoa vivendo com HIV, que não faz tratamento e não tem controle da carga viral.
Essa é a via de transmissão mais frequente, que envolve o sêmen e as secreções vaginais que contêm o vírus.
O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.
O uso de preservativo é bastante seguro para evitar a transmissão do HIV e de outros vírus que causam outras infecções sexualmente transmissíveis.
A prevenção ainda é uma verdadeira demonstração de amor
Previna-se. Use camisinha! ❤️