Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
Title Image

Colonoscopia

colonoscopia

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que permite a visualização do revestimento interno do intestino grosso em tempo real. O procedimento também possibilita coleta de material para estudo histológico, bem como a remoção de lesões pré-malignas sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
A investigação é indicada para prevenção do câncer do intestino grosso (colorretal), cuja incidência é crescente em ambos os sexos, a partir dos 45 anos de idade. Também é adequada para o rastreio de sinais e sintomas que podem sugerir diversas doenças intestinais como a doença diverticular, retocolite ulcerativa, entre outras enfermidades do gênero.

Preparo da colonoscopia

Embora muitos pacientes tenham receio e dúvidas em relação ao preparo da colonoscopia, trata-se de um processo muito simples, que será feito de forma tranquila e segura.
O objetivo é limpar totalmente o intestino grosso, para que a mucosa possa ser examinada sem qualquer interferência que prejudique a avaliação médica.
Considerando o perfil clínico e o estilo de vida de cada paciente, o coloproctologista determinará qual o produto mais indicado para a realização do preparo. Atualmente, existem 3 opções mais utilizadas: Manitol, PEG 4000 e Picoprep.

Manitol

O Manitol é um laxativo muito potente, que costuma promover os resultados esperados em pacientes com bom funcionamento intestinal de forma rápida.
Ele é vendido em frascos semelhantes ao do soro fisiológico. Por estar escrito no rótulo do produto que ele deve ser introduzido na veia, muitos pacientes ficam em dúvida se é esse o laxativo indicado. Sim, esse é o manitol que será usado no preparo.
No dia da colonoscopia, cerca de quatro horas antes do exame, o paciente deve preparar a solução com 500ml de água e 500ml de manitol. É possível acrescentar 2 limões espremidos e coados na água.
Daí em diante, o paciente beberá a solução aos poucos, dentro do prazo de uma hora. Nesse momento, a orientação é para caminhar pela casa, para que o laxativo faça efeito. A cada copo da solução de manitol, o paciente deve tomar um comprimido de efeito anti-gases.
No dia anterior à colonoscopia, a dieta seguida deve ser totalmente branda, sem resíduos e fibras. Ou seja, nada de pão integral, farinha de linhaça ou chia, leite e derivados, verduras, frutas ou sucos naturais.
Os alimentos mais indicados para o café da manhã e lanche são:
  • pão branco;
  • bolacha água e sal ou maisena;
  • geléia de pêssego ou laranja sem sementes.
No almoço e jantar, a dica é comer:
  • frango desfiado;
  • macarrão;
  • arroz branco;
  • batata cozida;
  • ovo cozido ou como omelete (feito sem queijo e pouco óleo).

PEG 4000

O laxativo PEG 4000 é uma excelente alternativa para aquelas pessoas que não toleram bem o sabor muito adocicado do Manitol e para quem tem problemas cardiovasculares ou renais e não podem sofrer uma desidratação brusca.
No entanto, o volume necessário para que o PEG 4000 promova o resultado esperado é um pouco maior. O preparo será realizado com 4 litros no total.
O processo começa na noite anterior ao exame. O paciente deve preparar e tomar 2 litros da solução antes de se deitar.
Já na manhã seguinte, no dia da colonoscopia, o paciente deve tomar os 2 litros restantes, finalizando esse processo 4 horas antes do exame.
Por exemplo, se a colonoscopia está marcada para as 2 horas da tarde o paciente começará a tomar os 2 litros restantes do PEG 4000 às 8 horas da manhã, ingerindo até 1 litro por hora, finalizando o processo até as 10 horas da manhã.
Quanto à alimentação no dia anterior à colonoscopia, a dieta a ser seguida permanece a mesma: nada de comida pesada ou alimentos ricos em fibras e resíduos. Isso exclui leite e derivados, frutas, verduras e massas integrais.

Picoprep

O Picoprep é uma alternativa mais recente para preparo de colonoscopia, que oferece bons resultados em pacientes que não toleram o sabor adocicado ou já apresentaram enjôo e vômito ao usar outros laxantes.
A solução de Picoprep tem volume menor e será tomada na véspera e no dia da colonoscopia. Para prepará-la, basta misturar o conteúdo de um único envelope em água.
No dia anterior ao exame, o paciente deve tomar a primeira solução, feita com 250 ml de água, seguida de 5 copos de água.
No dia da colonoscopia, a solução pode ser preparada com 150 ou 200 ml de água. O paciente deve tomá-la de uma vez só, seguida de 3 copos de água, em um intervalo de até 2 horas antes do exame.
Em relação à alimentação, o Picoprep exige a restrição da dieta por um período mais longo. O processo começará 3 dias antes da colonoscopia, com exclusão de todos os alimentos fibrosos e pesados.
Já no dia anterior ao exame, a dieta será a mesma prescrita nos outros tipos de preparo: alimentos leves, sem fibras ou resíduos.
Seja qual for o tipo de preparo indicado, o paciente não deve se esquecer de beber bastante água na véspera do exame, para lidar melhor com os efeitos da desidratação no dia da colonoscopia.

Orientações pós-exame

Ao final da colonoscopia, o paciente é encaminhado para uma sala de recuperação, onde ele será acompanhado até que os efeitos anestésicos cessem. A presença de um acompanhante é obrigatória nesse período e na volta para casa.
Nesse momento, é comum a formação e eliminação de gases, acompanhada de desconforto abdominal. Para diminuir o incômodo, o paciente deve permanecer deitado de lado, eliminando os flatos sem resistência.
Depois da colonoscopia, o paciente não pode dirigir veículos, operar máquinas ou consumir bebidas alcóolicas. Todas essas atividades estarão liberadas no dia seguinte ao exame, assim como as demais atividades rotineiras.
Quanto à dieta depois da colonoscopia, o ideal é consumir alimentos leves e sem condimentos em excesso. Frituras, doces e embutidos devem ser evitados.
É importante lembrar que as medicações já utilizadas pelo paciente podem ser tomadas normalmente.
O funcionamento intestinal voltará ao ritmo normal dentro de 12 a 24 horas depois do exame. Até lá, é comum a ocorrência de diarreia e flatulência.
É preciso procurar atendimento médico imediatamente se surgirem sintomas como:
  • dor persistente na região anal ou abdominal;
  • distensão abdominal prolongada;
  • presença de sangue nas fezes;
  • febre;
  • vermelhidão ou inchaço na região onde foi feito o acesso venoso.
Qualquer dúvida quanto às orientações pós-colonoscopia deve ser esclarecida com o coloproctologista.