Mitos e verdades sobre a colonoscopia
A colonoscopia é um exame endoscópico frequentemente solicitado por coloproctologistas. Por permitir a visualização em tempo real do cólon, a colonoscopia é muito importante para a detecção de diversos problemas intestinais, entre eles o câncer colorretal.
Entretanto, apesar de sua importância, muitos pacientes ainda têm receio de realizar a colonoscopia, principalmente porque este exame é cercado de mitos e noções equivocadas.
Pensando nisso, separei uma lista de mitos e verdades sobre a colonoscopia. Confira:
A colonoscopia dói.
MITO. Durante a realização do exame, o paciente permanece sedado. Desse modo, é impossível que o paciente sinta dor ou desconforto durante o procedimento.
A colonoscopia demanda uma preparação especial.
VERDADE. Para realizar este exame, é preciso limpar o intestino grosso, de modo que a mucosa seja visualizada da melhor maneira possível. Para isso, recomenda-se adotar uma dieta branda, sem alimentos ricos em fibras, no dia anterior ao procedimento. Além disso, o coloproctologista indica um produto laxativo para ser ingerido antes do exame. Cada produto é tomado de uma maneira diferente e com uma antecedência diferente e as orientações também são passadas ao paciente pelo médico coloproctologista. De qualquer modo, mesmo sendo um pouco “chatinha”, a preparação para a colonoscopia é bem tranquila e segura!
A colonoscopia é um exame arriscado
MITO. A colonoscopia é um exame realizado com muita frequência sendo, inclusive, indicado para todas as pessoas com mais de 45 anos, para o rastreamento do câncer colorretal. As principais complicações temidas pelos pacientes são as perfurações e os sangramentos. No entanto, elas ocorrem apenas em uma porcentagem ínfima dos casos (menos de 2%). Além disso, os profissionais estão equipados para lidar com estas raras complicações que podem acontecer durante o exame.
É possível retirar tumores durante a colonoscopia.
VERDADE. Durante a realização do exame, o colonoscopista pode fazer a remoção de pólipos, que são crescimentos anormais na membrana do intestino. Estes pólipos, a princípio, são benignos, porém é possível que evoluam para tumores malignos e, por isso sua remoção é realizada.
Colonoscopia é um exame exclusivo para pessoas mais velhas
MITO. Embora seja recomendado que pessoas acima de 45 anos realizem periodicamente a colonoscopia, isto não significa que é um exame exclusivo deste grupo. Pessoas mais jovens podem desenvolver câncer colorretal e, além disto, existem muitas outras doenças intestinais que acometem pessoas de diferentes idades. Por isso, se o exame for solicitado pelo seu médico, é importante fazê-lo.
Se você tem alguma pergunta sobre este exame, ou sobre qualquer outro assunto relacionado à coloproctologia, entre em contato comigo através das minhas redes sociais. Estou à disposição para tirar as suas dúvidas!