Pós-operatório de fissura anal: tem como sofrer menos?
Muitos pacientes reclamam da dor e da demora na cicatrização durante o pós-operatório da cirurgia de fissura anal. É preciso ser paciente de verdade nesse momento! As cirurgias na região anal podem ter uma recuperação demorada porque o ânus tem muitos nervos e veias, sem contar que as fezes endurecidas, comuns em quem tem constipação, acabam provocando dor na hora de evacuar e prejudicam a cicatrização.
Por isso, é tão importante ter uma alimentação rica em fibras e também beber bastante água. Esses dois cuidados ajudarão a amolecer as fezes. Mesmo causando incômodo, é importante dizer que a dor que os pacientes têm no pós-operatório costuma ser menor que a dor que eles sentiam antes da cirurgia.
E nem sempre a recuperação é demorada! Nos casos em que não há complicações e quando os pacientes tomam todos os cuidados indicados pelo médico, em uma semana já é possível notar uma importante melhora.
Uma boa dica para quem passou por uma cirurgia de fissura anal é fazer banhos de assento. A imersão em água morna ajuda a relaxar a musculatura da região e também facilita a cicatrização. Existem alguns medicamentos tópicos, como pomadas, que podem acelerar a recuperação. Converse com seu médico, mantenha-o informado sobre seu estado de saúde no pós-operatório, principalmente se estiver sentindo dor e desconforto. Mantenha a comunicação até que você esteja bem e recuperado!
Quer saber mais sobre fissura anal?
A fissura é uma rachadura na pele que reveste o canal anal. É um problema que pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres. As principais causas das fissuras anais são problemas como evacuação de fezes grandes, duras e secas; prisão de ventre e esforço excessivo durante as defecação, diarreia crônica e doenças inflamatórias do intestino.
Tratamentos
Hoje em dia existem opções de tratamento para fissura anal, além da cirúrgica. O uso de Botox, por exemplo, tem dado bons resultados. Em casos mais graves a cirurgia continua a ser indicada. O procedimento envolve um pequeno corte das fibras do esfíncter e provoca o relaxamento da musculatura anal. É uma cirurgia simples: o paciente retorna para casa no mesmo dia.