Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
Diverticulite e alimentação

Diverticulite e alimentação: Saiba quais alimentos evitar

A diverticulite (também chamada de doença diverticular do cólon) é uma inflamação dos divertículos, que são estruturas presentes na parede do intestino, especialmente na região do intestino grosso.

Os divertículos têm o formato de um dedo de luva invertido. A maior concentração deles está na porção final do intestino, entre as fibras musculares. Os divertículos podem acumular fezes e micro-organismos e, na maioria das vezes, isso é assintomático. Nesses casos falamos em diverticulose.

Quando os divertículos inflamam e passam a causar dor, gases, dificuldades para evacuar ou prisão de ventre, falamos em diverticulite. Nos quadros mais brandos, a doença é tratada de forma clínica, com uso de antiespasmódicos, analgésicos e a inclusão de mais fibras na dieta.

Quando estão muito infeccionados, os divertículos podem formar abcessos se romper, causando o extravasamento do material intestinal (fezes e microorganismos) para a cavidade abdominal – a chamada peritonite. Nesses casos, é preciso procurar atendimento médico para avaliar a gravidade e decidir entre uma conduta clínica ou cirúrgica.

Uma das principais características da doença diverticular é acometer pessoas a partir da meia-idade e que costumam adotar uma dieta rica em carboidratos refinados e pobre em fibras.

Portanto, quando a inflamação não requer intervenção cirúrgica, ou depois da cirurgia para tratamento da diverticulite com peritonite, é preciso fazer mudanças na alimentação, evitando alguns alimentos. Mas, afinal, o que muda na dieta de quem tem diverticulite?

Saiba quais alimentos evitar para na diverticulite

Para eliminar os sintomas e tratar a diverticulite, o cardápio precisa ser livre de alimentos que contribuam para o mal funcionamento do intestino, por aumentarem a formação de gases ou deixarem o trânsito intestinal mais lento. Os principais itens a serem evitados são:

carne vermelha;

castanhas;

sementes;

frituras;

refrigerante;

embutidos e outros alimentos processados;

açúcar e doces.

Para complementar os cuidados com a alimentação na diverticulite, é fundamental beber bastante água (no mínimo 2 litros por dia) e ingerir muitas fibras (ênfase nas folhosas, legumes e frutas). 

Outra dica importante é adotar um estilo de vida mais saudável, praticando atividades físicas regularmente e procurando dormir bem. Abandonar o cigarro é uma atitude primordial.