Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
prisão de ventre

5 perguntas e respostas sobre diverticulite

A diverticulite (ou doença diverticular do cólon) é uma patologia intestinal caracterizada pela inflamação com ou sem contaminação infecciosa dos divertículos, podendo evoluir para a formação de abscesso ou perfuração na parede do intestino.

O divertículo é uma estrutura existente ao longo do trato gastrointestinal, semelhante aos dedos de uma luva, formando uma espécie de saliência. É muito frequente a presença de divertículos entre as fibras musculares da parede que reveste o intestino grosso. 

Nesse local, os divertículos podem ser invadidos por uma pequena quantidade de fezes. Havendo condições favoráveis, esse material pode ser causar a inflamação ou ser colonizado por bactérias, levando ao quadro de diverticulite.

Trata-se de uma patologia comum em pessoas de meia idade e que costumam adotar uma dieta pobre em fibras e baseada em carboidratos refinados. Para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre esse assunto, listei 5 perguntas e respostas. 

1. Diverticulite e diverticulose são a mesma coisa?

Não, cada termo corresponde a uma condição diferente. A diverticulite é o quadro inflamatório ou infeccioso dos divertículos. Já a diverticulose refere-se à concentração elevada de divertículos no intestino. Na maioria das pessoas, essa condição é assintomática e não exige tratamento.

2. Quais são os sintomas da diverticulite?

Dependendo da gravidade do quadro, cada paciente pode apresentar um conjunto de queixas específicas. Os principais sintomas da doença diverticular são:

  • dor logo abaixo do umbigo, que se espalha para a região inferior do abdômen;
  • prisão de ventre;
  • diarreia;
  • sangue nas fezes;
  • dificuldade para evacuar;
  • vômitos e náusea.

3. Diverticulite pode causar câncer de intestino?

Não existe relação entre a diverticulite e o câncer de intestino. Ainda que uma mesma pessoa desenvolva as duas doenças, elas não estão relacionadas. Algumas pessoas fazem essa associação por se tratar de problemas que ocorrem no intestino grosso, mas é uma ideia equivocada.

4. Como é o tratamento da diverticulite?

Na sua fase inicial, a diverticulite é tratada com o uso de medicamentos antibióticos e analgésicos, associado à uma dieta leve. Na maioria dos casos, essa intervenção é suficiente para resolver o problema.

Para os casos mais graves, com formação de abscesso ou perfuração da parede intestinal, a cirurgia torna-se um procedimento necessário. 

5. Quais alimentos devem ser evitados na diverticulite?

Para auxiliar o tratamento da diverticulite, é preciso evitar o consumo de alimentos que prejudicam o funcionamento intestinal, tais como: embutidos, refrigerante, carne vermelha, frituras e doces.

A diverticulite é um problema intestinal relativamente comum e que pode ser resolvido de forma simples, tão logo seja diagnosticado corretamente. Por isso, é importante procurar atendimento médico ao menor sinal de que algo não vai bem com o intestino.