Pacientes ostomizados podem sentir vontade de evacuar?
Para quem não sabe, a ostomia é um procedimento que realizamos para construir um novo caminho para a eliminação das fezes, ligando o intestino grosso ou delgado diretamente a uma bolsa coletora. Isso é necessário em casos de perfurações acidentais no abdômen ou de alguns tipos de câncer, como tumores colorretais.
Ela recebe o nome de colostomia, pois liga a região do intestino chamada cólon ao ambiente exterior para eliminação das fezes que são depositadas na bolsa de #colostomia.
Uma dúvida bastante comum entre os pacientes: é normal sentir vontade de evacuar após a ostomia? Sim, é normal! Mesmo com esse novo caminho de eliminação, os pacientes ostomizados podem sentir vontade de evacuar.
Existem dois tipos diferentes de colostomia: colostomia em alça e colostomia terminal. Na colostomia em alça não há desconexão total do trânsito intestinal. Uma alça do intestino é exteriorizada através da parede do abdômen e fixada na superfície do abdómen com uma haste de sustentação. Nesse tipo de colostomia, sem a desconexão total, pode haver passagem de conteúdo para uma das saídas e o paciente pode chegar a evacuar.
Até mesmo quando há a desconexão total do intestino a evacuação pode acontecer. É mais raro, mas pode ocorrer porque o coto remanescente que está desfuncionalizado continua produzindo secreção e muco, e isso faz o paciente ter vontade de evacuar.
É comum! Às vezes acontece a evacuação de fato, em outras vezes a saída de muco e secreção. Portanto, não há motivo para preocupação!