#SemFrescura Tudo que você precisa saber para fazer sexo anal com segurança
É preciso falar sobre sexo anal #semfrescura porque essa prática envolve risco de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e outros problemas como lesões ou fissuras na região do ânus.
Para começar, vamos falar da higienização antes da prática sexual. A limpeza do canal anal, muitas vezes, é feita com um chuveirinho, mas essa não é a forma adequada porque não dá para ter controle sobre o volume e a pressão da água. O uso de duchas pode causar traumas e machucar o ânus. A pressão da água também poderá machucar.
O ideal é utilizar uma quantidade padrão de água, que não seja pouca nem muita. Nas farmácias vocês encontram um kit enema, que já vem com seringa e frasco próprio. Se você tiver vergonha de procurar esse kit, pode comprar uma seringa descartável auricular, com 60 ml, quantidade ideal de água para ser usada na lavagem anal. Essa seringa tem um bico atraumático, que não machuca o canal anal. Não é preciso introduzir muito essa seringa, apenas a ponta. E a água pode ser morna, mais confortável para a limpeza.
Prazer e segurança
Durante a relação, lembre-se do preservativo para evitar as ISTs e do lubrificante! Assim, a relação se torna mais prazerosa e diminui o risco de traumas e fissuras anais. Não façam essa lubrificação com óleo de amêndoa ou qualquer outro produto. Use lubrificante específico para sexo anal, de preferência os que são feitos à base de água e têm menos chances de causar irritação na mucosa anal. Eles são facilmente encontrados em farmácias e sex shops. Nunca use produtos à base de petróleo, porque reagem com o látex do preservativo, facilitando a transmissão de doenças.
A higiene depois do sexo também é importante para tirar o resíduo do lubrificante. Se o homem ejacular no canal anal também é preciso retirar esse resíduo, que pode causar uma proctite, já que o esperma irrita a região. Esse é um tema muito importante, mas ainda é cercado de temores ou considerado tabu. Não tenha vergonha de cuidar de sua saúde e use sempre o preservativo.