5 causas de prisão de ventre para ter atenção
A prisão de ventre está entre os principais motivos que levam uma pessoa a procurar o consultório do coloproctologista. A queixa é maior entre as mulheres, devido a fatores como gravidez, menopausa e outras alterações hormonais.
Para resolver o problema, é fundamental identificar o que está causando a lentidão do trânsito intestinal e a constipação. Hoje você vai descobrir cinco causas de prisão de ventre que devem ser analisadas com atenção.
1. Uso excessivo de laxantes
Nos últimos anos, surgiu um modismo perigoso: o uso de laxantes sem orientação médica. Quando usados sem justificativa e de forma excessiva, esses medicamentos podem desencadear diversos problemas no organismo, incluindo a prisão de ventre.
Isso acontece porque o intestino torna-se preguiçoso e não consegue mais funcionar na ausência dos medicamentos.
2. Ocorrência de doença inflamatória intestinal
Embora a diarreia seja um dos sintomas mais conhecidos das doenças inflamatórias intestinais (DII), a prisão de ventre também é recorrente nesses casos.
Na retocolite ulcerativa, constipação pode ser sinal de inflamação no reto. Na doença de Crohn, a prisão de ventre pode indicar obstrução no intestino delgado.
3. Uso de medicamentos antidepressivos ou analgésicos
Alguns medicamentos usados para tratar a depressão ou controlar a dor contam com a prisão de ventre entre seus efeitos colaterais.
Nesses casos, para garantir o funcionamento normal do intestino, o uso de laxantes é indicado e acompanhado pelo médico.
4. Disfunções na tireoide
Hipotireoidismo ou redução no ritmo de funcionamento da tireoide costumam ter relação com a prisão de ventre, sobretudo em pacientes mais jovens. A investigação em conjunto com o endocrinologista poderá esclarecer o quadro.
Além da prisão de ventre frequente, os pacientes costumam reclamar de dor e distensão abdominal.
5. Dieta pobre em fibras
E chegamos ao final da nossa lista de causas da prisão de ventre com um dos principais fatores desencadeantes do problema: a pouca ingestão de fibras diariamente.
Para piorar o quadro, as pessoas costumam comer fast food e outros alimentos gordurosos em excesso, contribuindo ainda mais para a lentidão do trânsito intestinal.
Uma vez que a causa da prisão de ventre seja identificada, é possível fazer os ajustes na dieta e dar início ao tratamento médico adequado para solucionar o problema. Quanto antes você procurar a ajuda do coloproctologista, melhor!