Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
Existe tratamento minimamente invasivo do câncer colorretal?

Existe tratamento minimamente invasivo do câncer colorretal?

O câncer colorretal, também conhecido como câncer do intestino, ocorre quando as células do interior do  cólon se tornam anormais ou formam pólipos. Se os pólipos não forem tratados, eles podem evoluir para um câncer.  No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer colorretal é o segundo mais comum em mulheres e o terceiro em homens.

O tratamento minimamente invasivo do câncer colorretal é possível sim! Usamos técnicas seguras e já consolidadas, que podem ser indicadas para pacientes com tumores que possam ser removidos por meio de pequenas incisões realizadas durante o tratamento.

Os procedimentos minimamente invasivos têm vantagens em relação à cirurgia tradicional (aberta):  melhor e mais rápida recuperação pós-operatória,  introdução precoce da dieta e diminuição do tempo de internação. Conheça as três técnicas que usamos no tratamento do câncer colorretal consideradas minimamente invasivas:

Cirurgia videolaparoscópica

O procedimento é feito através de pequenos orifícios, chamados portais, no abdome do paciente, que podem medir de 3 milímetros a 1.2 centímetros. Nessas aberturas, o médico insere as ferramentas cirúrgicas que permitirão remover o câncer. Dependendo do tamanho do tumor, pode ser necessário aumentar a incisão em até 5 centímetros para retirada da peça cirúrgica.

Cirurgia robótica

A cirurgia robótica é um dos procedimentos mais modernos que estão disponíveis hoje para o tratamento do paciente. Por meio de uma plataforma minimamente invasiva, o cirurgião insere braços robóticos, através de pequenos orifícios feitos no abdome.  Os braços seguram as pinças que o médico controla a partir da plataforma.  

Para realizar a cirurgia robótica, o cirurgião precisa passar por um treinamento longo e tirar uma certificação específica para manejar o robô. Em breve, faremos uma publicação explicando os detalhes desse tipo de procedimento aqui nas redes sociais.

Cirurgia minimamente invasiva transanal

A  técnica Transanal endoscopic operation (TEO) é indicada para tratamento de pólipos grandes e tumores iniciais no reto. O cirurgião irá operar por meio do orifício anal.

Outra possibilidade é associação do TEO com a videolaparoscopia, chamada TaTME. O Tatme é geralmente utilizado para tratar tumores muito baixos. Neste caso, duas equipes podem operar ao mesmo tempo, possibilitando um tratamento mais eficiente, com margens mais limpas e uma dissecção melhor da lesão.  

Sinais de alerta

Fique atento, se você perceber sintomas como sangue nas fezes, anemia, desconforto abdominal, náuseas e vômito, dor abdominal, perda de peso involuntária, mudança no trânsito intestinal, procure um coloproctologista. Os exames que podem ser indicados em casos suspeitos de câncer colorretal são: sangue oculto nas fezes; sigmoidoscopia e colonoscopia. Mesmo quando não se apresenta sintomas, é recomendável fazer uma consulta com um coloproctologista a partir dos 45 anos para realizar exames preventivos.