Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
Problemas intestinais

Sabe o que pode proteger você de problemas intestinais? A felicidade!

Um estudo da Universidade Southwestern, dos EUA, mostrou que a felicidade é capaz de reduzir infecções no intestino. Tudo acontece por meio da serotonina, substância química produzida no cérebro e associada às sensações de alegria e bem-estar.

E o mais legal é que cerca de 90% dela é produzido no trato gastrointestinal! Ou seja, nosso intestino tem tudo o que a gente precisa para ser mais feliz, desde que bem cuidado!

Mas como?

Há trilhões de bactérias vivendo no sistema gastrointestinal humano. A maioria delas é benéfica mas, algumas nocivas também podem colonizar o intestino, causando infecções graves.

Sabendo disso, os pesquisadores se perguntaram se a serotonina produzida no intestino poderia afetar a malignidade de bactérias patogênicas que infectam o órgão. Então, eles trabalharam com a Escherichia coli O157, uma espécie de bactéria que causa surtos periódicos de infecções transmitidas por alimentos.

Então, ela foi cultivada em placas de Petri no laboratório e ficaram expostas à serotonina. E foi daí que veio o resultado, que foi publicado na ScienceDirect: testes de expressão gênica mostraram que a serotonina reduziu significativamente a expressão de um grupo de genes que essas bactérias usam para causar infecções.

Experimentos adicionais, usando cobaias e células humanas, mostraram que a bactéria não conseguia mais causar lesões associadas à infecção nas células depois de expostas à serotonina.

Os próximos passos

A equipe conseguiu identificar o receptor de serotonina nas superfícies das bactérias e agora vai avaliar se medicamentos usados para atuar no sistema desse composto poderiam ser usados contra as infecções bacterianas.

O objetivo é que medicamentos como o Prozac possam ser redirecionados para o tratamento de infecções bacterianas, que pode ser bastante complicado especialmente no intestino. Seria uma nova arma para combater certas infecções desafiadoras que ainda não têm tratamentos realmente eficazes. Vamos acompanhar!