Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Related Posts

Seg. - Sex.: 9:00h - 18:00h Expediente
3 hábitos para um intestino saudável

3 hábitos para um intestino saudável

Ou melhor: 3 hábitos para um corpo mais saudável! Afinal, as bactérias do intestino auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e afastam doenças e não seria nenhum exagero dizer que a saúde começa neste órgão.

Por isso, aqui vão 3 dicas para manter o seu sistema intestinal do jeitinho que ele deve ser: forte, eficiente e poderoso.

A primeira delas é mudar a alimentação. Não tem jeito. Eu sei que muitas pessoas não gostam nem de ler isso, mas sem uma dieta saudável e inteligente não é possível ficar longe dos riscos (principalmente do câncer!).

Cuidado com a alimentação

Para vocês entenderem como essa questão é séria, vou começar explicando por que o consumo excessivo de carne vermelha, embutidos, enlatados e defumados é perigoso. A digestão desses alimentos resulta na produção de substâncias tóxicas, que podem ser o estopim para a transformação genética das células da mucosa no intestino grosso, se muito tempo em contato com a mucosa intestinal.

Por isso, o consumo de carne vermelha deve ser limitado a 200 gramas por semana. Já os alimentos processados devem ser evitados ao máximo, uma vez que há substâncias cancerígenas que são formadas a partir do método de processamento dessas carnes. O mesmo vale para o álcool: ingerir mais de 45 gramas por dia (o que equivale a aproximadamente três latas de cerveja de 350ml, três taças de vinho de 150 ml ou três doses de uísque de 40ml) já aumenta o risco de câncer. Por falar nisso, nem preciso alertar sobre o perigo do cigarro, né? Quem fuma tem 18% mais chance de desenvolver câncer de cólon e reto.

Para aumentar a quantidade de bactérias do intestino, ajudando no seu pleno funcionamento, só comendo muitas frutas, legumes, verduras e grãos integrais. Entre os inúmeros benefícios dessa escolha, está o fato de que as fibras desses alimentos regularizam o trânsito intestinal, diminuindo o tempo de exposição da mucosa a substâncias potencialmente cancerígenas. 

E por falar em alimentação…

É preciso ficar de olho no controle do peso. E quem diz é a ciência: um estudo publicado pelo American Journal of Epidemiology relatou que a obesidade e o acúmulo de gordura abdominal podem aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver câncer de intestino. A diminuição da circunferência abdominal interfere nos níveis de insulina e glicose, o que contribui para uma melhor regularização do metabolismo. E para alcançar esse equilíbrio, uma coisa é fundamental: 

Fazer exercícios físicos regularmente

A prática de exercícios físicos reduz em 24% a incidência de câncer de intestino: um conjunto de 52 estudos científicos mostrou que pessoas que se exercitam de forma regular têm menos chance de desenvolver este tipo de câncer quando comparadas a pessoas sedentárias.

A recomendação é fazer, pelo menos, 30 minutos de atividade física moderada, cinco vezes por semana. Isso estimula a movimentação do intestino e contribui para o controle do peso e para a diminuição do estresse.

E claro: não dá pra fazer uma ou outra coisa e relevar o resto, da mesma forma que não adianta tomar todos esses cuidados e esquecer de manter um acompanhamento médico com exames periódicos, inclusive a colonoscopia. Por isso, fica a dica! A chave de uma vida muito mais saudável, ativa, alegre e cheia de energia está ao alcance!